sexta-feira, 7 de maio de 2010

INOVAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DESENVOLVIDO PELA ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
(EGEPI/SEAD): A IMPLANTAÇÃO DE CURSOS VIRTUAIS



As organizações têm investido na educação continuada por meio da Educação a
Distância (EAD), via internet, permitindo adequar o aprendizado ao ritmo, à
disponibilidade de tempo e às características de cada profissional. Observa-se a
necessidade de políticas que busquem uma efetiva capacitação dos agentes
protagonistas da oferta de serviços públicos. Assim, a EAD está se tornando um
sistema cada vez mais relevante nesse processo de capacitação principalmente pelo
seu alcance e efeito democratizador ampliado pela Tecnologia de Comunicação
Digital. Um dos principais desafios da EAD é garantir a qualidade dos programas
pautados no desenvolvimento de uma pedagogia adequada a esse sistema. Na
perspectiva de garantir qualidade aos processos de formação foi implantado em
junho de 2008 o Núcleo de Educação a distancia na Escola de Governo do Estado
do Piauí (NEAD/EGEPI) possibilitando o atendimento de forma descentralizada a
uma demanda significativa de servidores lotados nos diversos órgãos da
administração e nos diferentes municípios do Estado. A inovação no processo de
formação, através da oferta de cursos virtuais, possibilitou maior flexibilidade aos
cursistas em relação ao tempo e espaço para realização dos cursos garantindo uma
formação continuada de qualidade.Nesse sentido, objetiva-se analisar os desafios
enfrentados pela Escola de Governo do Estado do Piauí (EGEPI) na implantação
desse programa de formação por meio do Núcleo de Educação a distância
(NEAD/EGEPI). Questiona-se quais as estratégias utilizadas na implantação de um
programa de formação continuada, para os servidores públicos do Estado do Piauí
na modalidade EAD, via internet, e quais os resultados efetivos desse programa de
formação, em termos efetivos de quantidade e qualidade, no ano de 2009.
Fundamentou-se em teóricos como Pellanda; Schlünzen: K. Schlünzen Junior
(2005), Almeida (2009), Preti (2005), Moran; Masetto; Behens (2000), Litwin (1997)
Rev.ENAP (2006). Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo participante por
meio de estudo bibliográfico e de campo. Utilizou-se da observação e questionário
on-line. Considera-se como estratégias relevantes para a implantação de
programas, a constituição de uma equipe multiprofissional, investimento em recursos
tecnológicos, na capacitação da equipe e no apoio dos gestores. Como resultados
efetivos tem-se a ampliação significativa do número de servidores capacitados
possibilitada pela inovação metodológica dos cursos e pela flexibilização em relação
ao tempo e espaço de realização da atividade de formação pelo servidor.




Ana Celia Furtado Orsano
Janaína Mapurunga Bezerra de Miranda



www.consad.org.br
Imagens retiradas do google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário